Conferência Municipal de Assistência Social discute melhorias para a área em Alto Araguaia

Por Aline Almeida (Estagiária) | Assecom AIA

Desenvolver propostas para melhorias de diversos setores além de engajar a população na avaliação dos serviços fazem parte dos objetivos das conferências, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Em Alto Araguaia (MT), o último encontro realizado na sexta-feira (23) visou discutir a “Assistência Social, Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social” durante a Conferência Democrática de Assistência Social.

Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) junto da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), os temas nortearam acerca da democracia participativa, protagonismo do controle social, financiamento e proteção no SUAS, judicialização dos serviços, benefícios socioassistenciais, impactos da PEC e reforma da previdência. As propostas apresentadas foram votadas e, as aprovadas, serão levadas a esfera Estadual e Federal.

“A conferência é de grande importância para município, pois é através dela que a população pode participar e auxiliar no aprimoramento dos trabalhos efetivados em Alto Araguaia. Além disso é uma maneira dos araguaienses conhecerem um pouco a parte burocrática que temos que realizar”, explicou a Secretária de Assistência Social, Priscila Dourado Martins.

No encontro também foram eleitos por aclamação, os delegados e suplentes para representar o município na Conferência Estadual, em Cuiabá. Assim, para a esfera não governamental foram eleitos, Ibrandina Maria David, suplente Paulo César Borges de Oliveira. E para a esfera governamental Tatiane Neres Buonome como delegada titular, e suplente Odineia Mariana de Souza.

A conferência contou ainda, com a apresentação cultural de balé das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e com a palestra da Assistente Social, Sueli das Graças Freitas Moreira, “em defesa da política de assistência social como direito do cidadão e dever do estado”.